terça-feira, 1 de março de 2011

"Lixo extraordinário"


R e s e n h a
      O Documentario " Lixo extraordianário" está concorrento a indicação do Oscar de melhor documentário. Não é de se estranhar o sucesso e a reflexão que a obra esta causando em seus telespectadores, tendo em vista a exibição da humanidade e sensibilidade existentes nas pessoas que vivem a margem da sociedade.

    O Cenário do filme é o aterro sanitário de Gramacho, que fica localizado no Rio de Janeiro local onde a sociedade descarrega e esquece tudo o que não lhe interessa as inutilidades,inclusive as pessoas. Só o cenário a mistura entre "lixo" e pessoas causa um aborrecimento a cabeça do público que apenas em lembrar mesmo que  seja por poucas horas "naquele e naquilo" que é esquecido e descartado diariamente.

    Um projeto de fotografar os catadores do Jardim Gramacho com o objetivo inicial de retrata los, acabada por nos convidar a conhecer aqueles transformados em formigas amarelas pelas imagens panorâmicas dos helicópteros e conhecermos as figuras humanas com todas as caracteríscas que nos igualam. Com o decorrer do projeto  o artista Vick exibe a sua idéia de transformar o lixo, material de sobreviência dos personagens em obras de arte, via que estreita a relação dos empregados do jardim Gramacho com a arte e seu poder mágico na vida do ser humano, trazendo a tona pessoas com sensibilidade , historias , sonhos,insatisfações e outros aspectos humanísticos que são sufocados pelos amontoados do lixo.
  
   Filmado ao longo de dois anos o documentário" Lixo extraordinario" faz junções paradoxais. Artista plástico conceitudo e conhecido com homens e mulheres "invisíveis",a sobrevivência no que é considerado morto, transformação do "lixo" em arte e a emoção da platéia mesmo diante da sua culpa em reduzir tudo e todos que não lhes interessam a condição lixo. O filme é uma denúncia a moral a sociedade que vai ao cinema assistir ao filme como cidadão, se transforma em lixo ao longo do documentário e tem a oportunidade de sair reciclado da sala de projeção.
                                                                                                                                      Jaciara Santos Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário