quinta-feira, 3 de março de 2011

" Uma história do Negro no Brasil"


                                                                                                                                                                   
           Todos sabem os perigos e prejuizos que uma única história pode causar,durante muito tempo a sociedade brasileira tem lido e escutado a história do negro no Brasil de forma racista.Visando uma real contribuição para a legitimação da historia do negro na sociedade brasileira, nasce o livro" Uma história do negro no Brasil" obra essêncial para tirar o negro da condição de passividade histórica, colocando o na posição de protagonista de sua própria historia, papel este que sempre foi escondido e negado.
    
       "Uma história do negro no Brasil" surgiu como material a ser usado na lei 10.639( Lei que obriga o ensino da historia e cultura Afro-Brasileira em todos os curriculos escolares). A obra é basicamente sustentada por três pilares: Estrutura e funcionamento da sociedade africana; a adaptação dos negros no Brasil e o mais importante,o não conformismo do negro as condições de vida que lhes foram impostas inicialmente pela escravidão e em seguida pela sociedade branca racista.
 
     O primeiro tema a ser abordado no livro é a história da África desde sua formação social até seus grandes imperios. Antes da chegada dos brancos a escravidão humana era bastante comum no continente africano, devido a diversidade étnica existentes, as lutas entre grandes imperios na disputa por algumas demandas fazia com que acontecessem muitos embates entre os africanos,após esses imbates era comum que os vitoriosos fizessem escravos os membros das étnias derrotadas.Mas com a chegada dos europeus uma prática sócial e cultural africana foi transformada em um comércio humano perverso e altamente lucrativo.
     
     A segunda problemática desenvolvida pelos autores vem desde a chegado dos negros no Brasil,até os mecanismos de sobrevivência criados pelos próprios negros para driblar as barreiras impostas propositalmente pelos escravocratas, barreiras estas que tinham como principal objetivo evitar o fortalecimento da população negra. Devido a multiplicidade de povos africanos que foram trazidos para o Brasil era quase que impossível o estabelecimento de vinculos de sociedade entre os escravos.Mas, como é descrito no livro o negro através de sua inteligência e criatividade conseguiu eliminar as barreiras que lhes foram impostas mostrando uma forte capacidade de organização e resistência.

       Como mostra o livro, falar da história do negro no Brasil é o mesmo que falar de luta e resistência. O não conformismo do negro está impregnado na historia deste país, as formas de rebeldia e de luta idealizadas e protagonizadas pelos negros foram muitas, dos quilombos as revoltas e até a militancia existente nos dias atuais, só confirmam que o negro sempre esteve na linha de frente e no comando de todas as ações que tinham como objetivo o beneficio da população negra.

        Para finalizar acrescento que o livro " Uma história do negro no Brasil" é um material que muito tem a contribuir para o reconhecimento e a valorização da trajetória do negro no Brasil, bem como para o entendimento do cenário de desigualdades ainda existentes entre negros e brancos no Brasil atual.

                                                                                                                                                         Jaciara Santos Nascimento

3 comentários:

  1. Deu vontade de ler o livro... Se é assim que ele é, o MEC fez um ótimo trabalho!! E vc faz sua contribuição o divulgando!! ;D

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o Blog... estrei aqui por perto sempre...
    Visite o meu blog tbm.
    htpp://claytondance2.blogspot.com
    att

    ResponderExcluir
  3. Esta obra é a mesma públicada no site http://www.ceao.ufba.br/?
    Caso seja, está desatualizada sobre a História do Quilombo do Ambrósio e repete erros gravíssimos plantados por reinóis mineiros no final do Século XIX. Confira AS FONTES PRIMEIRAS na matéria "Quilombo do Ambrósio - 1746" cujo site é localizável no Google.
    Tarcísio José Martins

    ResponderExcluir